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Serviço de Informação ao Cidadão - SIC/e-SIC

A Lei nº 12.527, sancionada pela Presidência da República em 18 de novembro de 2011, tem o propósito de garantir o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, e seus dispositivos são aplicáveis, à União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

A publicação da Lei de Acesso à Informação - LAI significou um importante passo para a consolidação democrática do Brasil. A LAI tornou possível uma maior participação popular e o controle social das ações governamentais, bem como o acesso da sociedade às informações públicas, o que permite uma melhoria na gestão pública.

A CÂMARA MUNICIPAL DE PARAPUA disponibiliza em seu site oficial e no Portal da Transparência as seguintes informações:

  • Informações institucionais;
  • Informações referentes a convênios;
  • Informações de receitas e despesas;
  • Informações de licitações e contratos;
  • Anexos legais.

 

O que não é um pedido de acesso à informação:

É importante não confundir manifestações de ouvidoria com pedidos de informação. As manifestações não têm por objetivo o acesso à informação propriamente dito. A manifestação é uma forma de o cidadão expressar seus anseios, dúvidas, opiniões e sua satisfação com um atendimento ou serviço recebido. Veja a seguir os tipos de manifestação:

  • Reclamação: demonstração de insatisfação relativa a serviço público;
  • Solicitação: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
  • Sugestão: apresentação de proposta de melhoria dos serviços públicos;
  • Elogio: demonstração do reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
  • Denúncia: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.


Para os pedidos de informação, o prazo de respostas é de até 20 (vinte) dias, que poderá ser prorrogado por mais 10 (dez), mediante justificativa expressa, da qual será informado o requerente.

No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado apresentar recurso no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência. O recurso será dirigido ao Presidente da Câmara Municipal.

 

Ouvidoria

A Ouvidoria tem como objetivo a comunicação direta entre o cidadão e a Câmara Municipal de Parapuã.

É um canal aberto para o acolhimento das solicitações, pedidos de informação, sugestões, elogios, reclamações, críticas e qualquer outra manifestação do cidadão, relacionada às atividades, atribuições e competências da Câmara Municipal.

É o canal de diálogo entre a sociedade e a Câmara, uma porta aberta para o exercício da cidadania. É o espaço que permite ao cidadão colaborar com a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, na execução de sua atividade.

Objetiva ainda tornar a sociedade mais participativa, proporcionando o controle social e permitindo que a gestão da Câmara atue para atender as necessidades da sociedade, de forma célere, eficiente e transparente, contribuindo para a formação de uma cultura de respeito aos direitos do cidadão, promovendo e incentivando o exercício da cidadania e da democracia.

Finalidades da Manifestação:

  • Reclamação: demonstração de insatisfação relativa a serviço público;
  • Solicitação: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
  • Sugestão: apresentação de proposta de melhoria dos serviços públicos;
  • Elogio: demonstração do reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
  • Denúncia: Comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

 

 

Para atendimento presencial pela Ouvidoria:

  • Localização: Av. São Paulo, 1113, Centro
  • Horário: de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h
  • Telefone: (18) 3582-1395
  • E-mail: ouvidoria@parapua.sp.leg.br

 

Formulários para atendimento presencial:

 

Responsável pela Ouvidoria, SIC e eSIC:

  • Fernando Cesar Vaini
  • E-mail: ouvidoria@parapua.sp.leg.br
  • Endereço para solicitação física: Av. São Paulo, 1113, Centro - Parapuã/SP - CEP 17.730-000
  • Telefone do SIC: (18) 3582-1395
  • Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

 

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA OUVIDORIA E SIC
Relatório AnualInformações DesclassificadasGrau de Sigilo
2020 2020 2020
2021 2021 2021
2022 2022 2022
2023 2023 2023
Jan-Jun/2024 Jan-Jun/2024 Jan-Jun/2024

 

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