Câmara Municipal de Parapuã no 14º EnGITEC em Brasília

O Senado Federal presta um importante apoio às Câmaras através do Programa Interlegis. Anualmente é realizado o EnGITEC – Encontro do Grupo Interlegis de Tecnologia, que oferece capacitação gratuita para servidores das câmaras legislativas de todo o país, na área de tecnologia da informação e informação dos sistemas de trabalho.

O 14º EnGITEC foi realizado em Brasília entre os dias 3 e 7 de junho de 2024, e a Câmara Municipal de Parapuã esteve representada pelo funcionário Fernando Vaini, que participou ativamente das oficinas e palestras.

O Interlegis nasceu em 1997 com o objetivo de levar internet às Câmaras Municipais do país. A Câmara Municipal de Parapuã foi uma das três mil casas contempladas, e recebeu um computador e um fax modem para conexão com a internet via linha telefônica.

Com o sucesso inicial, o projeto evoluiu sobre novos pilares, chamados "Tecnologia", "Informação", "Capacitação" e "Comunicação". Essa nova fase levou a 100 casas legislativas uma rede de computadores, computadores, impressora e acesso à internet por um ano.

Com a evolução e adoção pelas Câmaras Municipais, das aplicações tecnológicas, principalmente o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), nasceu em 2004 o GITEC (Grupo Interlegis de Tecnologia), que é uma comunidade de prática, formada por membros da comunidade Interlegis, de Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas que utilizam as soluções do Interlegis. Seus mais de 800 membros trabalham de forma colaborativa, para ampliar o uso da tecnologia no Poder Legislativo, bem como integrá-lo.

Com o crescimento do GITEC, foi organizado o primeiro encontro em Brasília, no ano de 2007. Ao encontro foi dado o nome de EnGITEC (Encontro do Grupo Interlegis de Tecnologia). O EnGITEC era em essência, um encontro dos "nerds" do Senado Federal e de algumas Câmaras Municipais. O objetivo do encontro era integrar os servidores, criar um espírito de comunidade, integração e colaboração. Suas palestras foram estritamente técnicas, com o objetivo de melhorar as soluções existentes, e apresentar alternativas para evolução dos serviços e produtos.

Com o passar do tempo, o EnGITEC cresceu, mas manteve seu princípio: materializar todo o intercâmbio tecnológico e os relacionamentos virtuais entre seus membros. Os eventos passaram então a promover a atualização tecnológica dos participantes, através de palestras, oficinas (minicursos), espaços abertos, palestras relâmpagos e mesas redondas. Além disso, o EnGITEC passou a incluir as mais diversas áreas dentro do Poder Legislativo, a priori a tecnologia.

Este ano aconteceu o 14º encontro em Brasília, que reuniu 282 servidores de 20 estados. Foram dois dias de oficinas práticas de Portal Modelo, SAPL, Piloto de Planejamento de Tecnologia da Informação, Licitações e Contratos, Comunicação Legislativa em Tempos de Eleição e outros. Os outros três dias incluíram palestras sobre diversos assuntos, mas vale destacar o uso da Inteligência Artificial pelo Poder Legislativo, com exemplos práticos adotados pela Câmara dos Deputados, a Transparência Ativa no Poder Legislativo, e como não podia ser diferente, o incentivo à modernização das Câmaras Municipais, especialmente a adoção do SAPL e assinaturas eletrônicas para diminuir o uso de papel. O último dia do EnGITEC incluiu uma visita guiada ao Congresso Nacional.

Com objetivo de melhorias e modernização dos trabalhos do Legislativo Municipal, a Câmara apoia e incentiva a capacitação de seus funcionários, visto que, principalmente na área de Tecnologia da Informação, as mudanças são frequentes e o avanço é dinâmico e há necessidade de atualização constante.

14_engitec_abertura.jpg

14_engitec_auditorio.jpg